A 1ª cooperativa vitivinícola da América Latina
Temperatura Ideal para o Serviço do Vinho

A Temperatura Ideal para ser Servidos os Vinhos e Espumantes

Vinhos Espumantes simples: Um dos fatores importantes, é a temperatura na qual vai ser servido o espumante, levando-se em consideração que a baixa temperatura permite o lento desprendimento do gás tornando-o menos agressivo, assim resfria-se o espumante num balde, evitando que haja o resfriamento da rolha, que dificultará a abertura dessa. Outro detalhe importante, para os aromas serem percebidos, deve ser servido acima de 6° C.

Vinhos Brancos : Os vinhos brancos jovens devem ser servidos numa menor temperatura, que pode variar de 6 a 8°C, por apresentar mais acidez. Os maduros podem ser levemente resfriados. Já para os vinhos doces finos a temperatura varia de 11 a 13°C e os secos de 10 a 12°C, incluindo também os rosados e demi-secos.

Vinhos Rosados: Os vinhos rosados devem ser servidos numa faixa intermediária entre os vinhos brancos e tintos, podendo variar entre 8 a 12° C.

Vinhos Tintos: No caso dos vinhos tintos há uma subdivisão, onde se deve ser mais atencioso, em função de haver maior quantidade de tanino, além do fator envelhecimento. Assim os vinhos tintos devem ser servidos numa temperatura mais próxima à do ambiente, obedecendo uma variação de 10 a 20° C.

Leves e jovens:10 a 12°

Jovens:14 a 15°C

Maduros :16 a 17°C

Levemente envelhecidos:18 a 20°C

Fonte: www.vinhosbrasileiros.com
Tel: 54 3535.1600
Cooperativa Vitivinicola Forqueta Ltda | Rua Luiz Franciosi Sério, 350
Bairro Forqueta | Caxias do Sul | RS | Brasil