A 1ª cooperativa vitivinícola da América Latina
Definição de Vinho

Seguindo as normas da legislação vitivinícola, a denominação Vinho é atribuída exclusivamente a bebida que resulta da fermentação alcoólica da uva fresca ou do mosto, com um conteúdo mínimo de 7% de álcool.

Classificação dos vinhos:

Quanto a Classe:

Vinhos de mesa: Com graduação alcoólica de 10° a 13°g/l com até 1 (uma) atmosfera de pressão de gás carbônico a 20°c.

Vinhos Leves: os que possuem a sua graduação alcoólica ente 7 a 9,9% do total de seu volume, obtidos pela fermentação natural de seus açúcares geralmente de vitis viníferas, produzidos na própria safra, vedada a elaboração a partir do vinho de mesa.

Vinhos Finos e nobres: São classificados através de sua graduação que pode oscilar entre 8,6 a 14,0% do seu volume, são elaborados com castas nobres, onde o processo tecnológico adequado assegura as características de cada variedade,geralmente são elaborados com vitis viníferas, abrindo uma exceção as variedades Criolla Grande e Cereza.

Vinhos Espumantes Natural: é o vinho que provém de uma segunda fermentação alcoólica na garrafa, método Champenoise tradicional ou em grandes recipientes - método Charmat, tendo pressão mínima de 4 ( quatro) atmosferas a 20 e sua graduação alcoólica entre 10 a 13%.

Vinhos Moscatel Espumantes ou mosto Espumante: é o vinho que através da fermentação do mosto ou mosto conservado em recipientes fechados adquire o anidrido carbônico, com pressão mínima de 4 ( quatro ) atmosferas e conteúdo alcoólico de 7 a 10% e remanescente mínimo de 60 gramas de açúcar por litro, sendo no Brasil o remanescente de 20 gramas por litro.

Vinhos Frisantes: contém teor alcoólico entre 7 a 13% com conteúdo de anidrido carbônico de 1,1 até 2 atmosferas de pressão natural ou gaseificados.

Vinhos Gaseificados ou Filtrado Doce: é o resultado da adição de anidrido carbônico puro por qualquer processo, apresentando um conteúdo alcoólico entre 10 a 13% em volume e uma pressão compreendida entre 2,1 a 3 atmosferas.

Vinhos Licorosos: contém graduação alcoólica natural ou adquirida em 14 a 18% do seu volume, sendo nestes vinhos permitido o uso de álcool etílico, mosto concentrado, caramelo, mistela simples, açúcares e caramelo de uva.

Vinhos Compostos: possuem teor alcoólico de 15 a 18% em volume, obtidos estes pela adição de macerados ou concentrados de plantas amargas ou aromáticas, substâncias de origem mineral ou animal, álcool etílico, açúcar, caramelo e mistela simples, sendo que 70% do seu conteúdo deverá ser de vinho.

Champanha: ( Champagne) :È o vinho espumante, produzido na região de Champagne- França, cujo anidrido carbônico seja resultante, unicamente, de uma segunda fermentação alcoólica do vinho, em garrafa ou em grandes recipientes.

Quanto a Cor Pode-se classificar em:

*Vinhos Tintos

*Vinhos Rosé ou clarete

*Vinhos Brancos

Quanto ao teor de Açúcar: ( Expresso em gl de glicose)

Para os vinhos leves, de mesa, frisantes e finos:

Secos: com ate 4 ( quatro) gl de açúcar

Demi-sec ou meio seco: com teor superior a 4 e até 25 gl de açúcar

Suave ou doce: com teor superior a 25 e até 80gl de açúcar

Para vinhos Espumantes Naturais ou Gaseificados

Nature: com até 3( três) gl de açúcar.

Extra-brut: com teor superior a 3 e até 8 gl de açúcar

Brut: com teor superior a 8 e até 15 gl de açúcar

Sec ou Seco: com teor superior a 15 e até 20gl de açúcar

Demi-sec, meio doce ou meio-seco: com teor superior a 20 a 60 gl de açúcar

Doce: com teor superior a 60 gl de açúcar.

Para os vinhos Licorosos:

Seco: com até 20 ( vinte) gl de açúcar

Doce: com teor superior a 20 gl de açúcar

Fonte: www.vinhosbrasileiros.com
Tel: 54 3535.1600
Cooperativa Vitivinicola Forqueta Ltda | Rua Luiz Franciosi Sério, 350
Bairro Forqueta | Caxias do Sul | RS | Brasil